Cedro formaliza parceria com Ministério Público para combate ao Aedes Aegypti
22 de Janeiro de 2019, 12:51

Coordenador do comit%c3%aa municipal marciel bezerra  promotor de justi%c3%a7a hebert gon%c3%a7alves e o secret%c3%a1rio de sa%c3%bade russel sirius.



A população cedrense ganhou mais um reforço no combate ao Aedes Aegypti.  A Prefeitura e o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Cedro, formalizaram no início deste mês. A parceria que prevê, ainda este ano, apresentação do plano de combate ao mosquito, além de gravação de spots com dicas e a parceria com as emissoras de rádio local. Na próxima quinta-feira, (24/01), acontecerá coletiva de imprensa sobre os resultados e ações do ano passado.



O evento contou com a presença do promotor Dr. Hebert Gonçalves, do Secretário de Saúde, Russel Sirius e do Coordenador do Comitê Municipal de enfrentamento às arboviroses, Marciel Bezerra. “É uma ação para reforçar o combate diário ao mosquito. Temos recebido apoio para ampliar e melhorar cada vez mais os serviços para a população”, destaca o prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz.



As ações educativas conjuntas entre o MPCE e prefeitura de Cedro já ocorrem há cerca de três anos, colaborando para o baixo índice de infestação no município. “Tivemos um encontro para confirmar que estamos no caminho certo, já iniciamos as atividades com os nossos profissionais de saúde e membros da brigada e do comitê municipal”, destaca o Secretário de Saúde, Russel Sirius.




Ações

Ao longo de 2018 foram desenvolvidas diversas ações, entre elas, o projeto piloto do programa “Aedes em Foco” da Universidade Federal do Ceará (UFC); gincana escolar, com a entrega de 10 tablets aos estudantes vencedores da Escola Celso Alves de Araújo; boletim informativo mensal, publicado nas páginas da Prefeitura de Cedro; Blitz educativas nos bairros e divulgação de spot em carro volante com dicas e medidas a serem adotadas.



Os moradores receberam no carnê do IPTU informações sobre o Aedes aegypti, além disso a prefeitura promoveu entre os dias 3 e 7 de dezembro de 2018 a Semana Municipal de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti. Como resultado de todas estas ações, o município foi premiado com o incentivo do Governo do Estado e recebeu cerca de 130 mil reais.



O Coordenador do Comitê Municipal de Enfrentamento, Marciel Bezerra, destaca que neste período de chuvas as ações educativas são estendidas. “Estamos diariamente, em conjunto com as secretarias municipais e nossa população, realizando um trabalho nas casas e, durante o período chuvoso, ampliamos as ações e estamos em alerta constante”.