Professores da UFC promovem mais uma Jornada de Formação em Cedro
07 de Março de 2019, 17:37

20190222 111943

Tornar o cidadão comum protagonista no processo de combate ao mosquito Aedes aegypti. Essa é a estratégia principal das ações educacionais do Projeto Aedes em Foco. Para tais efeitos, pesquisadores e professores da UFC promoveram mais uma Jornada de Formação no Controle de Arboviroses, em Cedro-CE, nos dias 21 e 22 de fevereiro.

Durante a abertura, foi lançado o Projeto Brigadista Voluntário. Nele, os brigadistas são direcionados a atuar como líderes no entorno de sua moradia para incentivar, orientar, apoiar e monitorar brigadas.

Ainda nesse primeiro dia, na Secretaria de Assistência Social foi ministrada a palestra “Arboviroses: cuidados na gravidez e terceira idade”, para conscientizar a população.

Na ocasião do evento, alunos de escolas públicas participaram de jogos de Realidade Aumenta. E ainda, Agentes de Combates a Endemias e a população em geral estiveram presentes em cursos e palestras sobre diversos segmentos importantes de como evitar as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti

No curso “Luz, câmera e criação: como fazer vídeos digitais para redes sociais e jogos”, os participantes aprenderam as dicas de como editar vídeos e publicação.

Em “Eu e os robôs – criando e recriando seres artificiais”, os alunos tiveram as primeiras aulas sobre robótica e programação no âmbito do projeto Aedes em Foco.

Durante o curso de “Pilotagem de Drone e captação de imagens aéreas no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti” os Agentes de Combate às Endemias (ACE) conheceram a importância da captação das imagens coletadas através de drones para coletar possíveis focos em locais de difíceis acessos.

O curso “Educação em ação contra o Aedes aegypti”, preparou o corpo docente das escolas públicas de Cedro a direcionar alunos e seus familiares para a formação de brigadas que irão atuar no processo de prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Os dados coletados pelos Agentes de Combate às Endemias foram apresentados durante o treinamento  do “Sistema Web do Aedes em Foco.  Dessa forma, essas informações serão mais precisas para o controle do mosquito Aedes aegypti..