Agentes Brigadistas Voluntários iniciam vistorias em residências de Cedro
29 de Abril de 2019, 13:48

Pablo %284%29

O Projeto Aedes em Foco continua avançando na cidade de Cedro. Os brigadistas voluntários inciaram suas atividades de vistorias, através de check list do aplicativo Aedes em Foco, em novas a brigadas colaborativas, nas residências do município.

Os voluntários são líderes multiplicadores, capacitados e munidos de informações necessárias ao combate do mosquito Aedes aegypti. Estarão visitando as residências com o intuito de comunicar a população sobre os cuidados básicos para evitar a proliferação do mosquito.

A cada sete dias os agentes promoverão a inspeção na região de suas brigadas e comunicarão junto aos órgãos de saúde sobre possíveis focos e criadouros do Aedes aegypti.

As brigadas podem ser formadas em residências, ruas, comunidades, bairros, estabelecimentos comerciais, escolas, prédios públicos e dentre outros locais escolhidos pelo brigadista.

Funções do Agente Brigadista Voluntário:

• Ser o líder responsável por uma brigada;
  • Realizar visitas domiciliares para sensibilizar e engajar a população a desenvolver hábitos semanais de inspeção e eliminação dos focos do Aedes aegypti,  utilizando o Aplicativo Aedes em Foco durante a inspeção e no registro de informações;
  • Atuar em parceria e articulado com as equipes da prefeitura municipal, sobretudo, com os Agentes de Endemias, além da brigada e do comitê municipal;
  • Identificar áreas ou pontos no(s) bairro(s) que são potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti (locais abandonados e/ou fechados, córregos, acúmulo  de lixo, obras paralisadas etc.) e informar ao Agente de Endemias;
  • Enviar relatórios semanais detalhados para a brigada municipal, informando quantas brigadas foram formadas, se as mesmas estão em funcionamento, quais pontos do(s) bairro(a) ainda possuem foco ou criadouros do mosquito Aedes aegypti, quais dificuldades encontradas em sua atuação.