Prefeito de Cedro participa de reunião sobre Aedes em Foco
03 de Maio de 2019, 12:58

59362534 687552674993280 64366428597256192 n

Em passagem por Fortaleza, o prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, esteve presente no Laboratório de Mídias Educacionais (LME/UFC), nesta sexta-feira (3).

O município de Cedro foi escolhido para ser implantando inicialmente o Projeto Aedes em Foco, que tem como objetivo promover e mobilizar a população cedrense na prevenção de focos do mosquito Aedes aegypti.

Durante o encontro, o prefeito Dr. Nilson Diniz comentou sobre a importância da parceria entre a Universidade Federal do Ceará e Cedro. “Estamos à disposição da UFC para fazer um projeto piloto no Cedro, criando novas tecnologias para combater as arboviroses. Começamos envolver professores, agentes de saúde, estudantes e brigadistas voluntários”, afirmou

O Prof. da UFC e pesquisador do Projeto Aedes em Foco, Henrique Pequeno, abordou quais o direcionamentos das ações do Aedes em Foco em combate às arboviroses em Cedro. “Conseguimos fazer uma estratégia reunindo a população, igrejas, escolas e repartições”, disse.

O Aedes em Foco tem uma metodologia capaz de fazer a inserção de um maior número de pessoas na prevenção de focos. Para tanto desenvolve ações de educação e conscientização da comunidade para sua efetiva participação.

Para estar à frente de conscientizar a população cedrense, foi lançando o Brigadista Voluntário que é a forma de inserir os moradores nessa luta contra o mosquito. Os participantes dão apoio aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), visitando residências para informar sobre a importância da prevenção dos focos e das doenças causadas pelo mosquito.

"Temos que dar conta das informações que chegam. O aplicativo identifica as suspeitas dos focos através de alertas. A nossa esperança é que a gente possa engajar as pessoas de forma continuada. Por isso é importante o trabalho dos Brigadistas Voluntários. Muita gente contribuindo para dar conta das informações processadas pelo aplicativo Aedes em Foco", comentou Nilson Diniz.