Prefeitura realiza mutirão contra o Aedes aegypti no bairro Edson Queiroz
08 de Junho de 2017, 20:36

06 08 pmf

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizará, nesta sexta-feira (09/06), mutirão conta o mosquito Aedes aegypti no bairro Edson Queiroz. O mosquito é o transmissor das arboviroses - dengue, chikungunya e zika. A atividade reunirá cerca de 700 agentes, entre os de combate às endemias (ACE) e do Núcleo de Educação e Mobilização Social (NESMS). A concentração acontece a partir das 8h, no Posto de Saúde Matos Dourado.
 
Durante a ação, haverá atividades de visitas domiciliares, recolhimento de lixo, ações educativas com a população, além da presença do carro fumacê. Serão visitados cerca de 10.770 imóveis, em uma área de 250 quarteirões do bairro. O controle vetorial envolve ainda a aplicação de larvicidas e biolarvicidas.
 
O mutirão vem complementar outras ações que já foram realizadas, como a “Operação Inverno”, que resultou na visita de 14 bairros que apresentavam os maiores índices de casos; bem como a "Operação Quintal Limpo” e “Foco no Foco”. A SMS tem promovido ainda atividades estratégicas intersetoriais envolvendo outras secretarias, como a formação de brigadas em prédios públicos e privados, dia “D” da faxina semanal nos equipamentos públicos, parcerias e convênios com entidades da sociedade civil, além da capacitação de multiplicadores e campanhas educativas.
 
Para o coordenador de Vigilância em Saúde, Nélio Morais, a medida visa fortalecer os cuidados e garantir que a população realmente adote as orientações repassadas pelos agentes. “O combate ao vetor ocorre durante todo ano. Apesar da redução das chuvas, temos que garantir e reforçar os cuidados com os possíveis criadouros do mosquito. Temos que interromper e realizar a faxina de sete em sete dias, período em que vetor torna-se adulto”, reforçou Nélio.
 
O Aedes aegypti vive em média 45 dias, com o objetivo de alimentar-se do sangue humano e se reproduzir. A fêmea pode depositar cerca de 400 ovos, divididos nos mais diferentes locais, garantindo, assim, a proliferação da espécie.
 
Serviço
Mutirão contra o Aedes aegypti
Hora: 8h
Data: sexta-feira (09/06)
Local: Concentração no Posto de Saúde Matos Dourado
(Avenida Floriano Benevides, 391 – Edson Queiroz)

Fonte: Prefeitura de Fortaleza